quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Anastácia - Tem que mexer pra adoçar


Lucinete Ferreira, compositora e cantora nasceu em Recife PE em 30/05/1941. Começou a se interessar por música aos sete anos, quando costumava acompanhar um cantor de coco do bairro de Macaxeira, onde morava. Já como profissional, de 1954 a 1960, cantou na Rádio Jornal do Comércio de Pernambuco, indo depois para São Paulo - SP.

Participou de shows no interior de São Paulo, primeiro com a Caravana do Peru que Fala, de Sílvio Santos, e em seguida com Venâncio e Corumba. Contratada pela Chantecler, em 1960, gravou seu primeiro compacto duplo com as músicas Noivado longo (Max Nunes), Chuleado, A Dica do Deca e Forró fiá (Venâncio e Corumba). Sua primeira composição gravada foi Conselho de amigo (com Italúcia), interpretada por Noite Ilustrada, em 1963.

Nos anos seguintes gravou quatro LPs pela Continental, com boa aceitação no Nordeste. Em 1968, ao participar do programa Noite Impecável, de Luís Gonzaga, na TV Continental, do Rio de Janeiro RJ, conheceu o acordeonista Dominguinhos, que se tornou nesse mesmo ano seu parceiro, inicialmente em Um Mundo de amor, que concorreu ao Festival de Música Regional Nordestina, promovido em 1969 pela TV Bandeirantes, de São Paulo, e ainda De amor eu morrerei (que tirou o segundo lugar), ambas defendidas por Marinês.

Levada por Luís Gonzaga para a RCA, gravou em selo Calb o LP Caminho da roça, em 1969, disco do qual participou cantando em duas faixas: Minha gente, eu vou-me embora (Antônio Barros) e Feira de pobre (Oneldo Almeida). Em 1970 lançou um LP só com músicas suas, Canto do sabiá, e gravou, no LP Festival nordestino, duas faixas de sua autoria em parceria com Dominguinhos: De amor eu morrerei e Um Mundo de amor.

Em 1971 lançou outro LP, com músicas suas, Torrão de ouro. Suas composições de maior sucesso são Eu só quero um xodó (com Dominguinhos), que alcançou enorme sucesso na interpretação de Gilberto Gil, e teve mais de 20 gravações; De amor eu morrerei, gravada por Gal Costa em 1974, e Amor que não presta não serve pra mim, gravada por Angela Maria também em 1974. Em 1994 Gilberto Gil regravou Tenho sede (parceria com Dominguinhos) no CD Unplugged, pela Warner. Com mais de 30 LPs gravados, Anastácia é uma instituição viva do forró e continua se apresentando em shows.

Fonte: Enciclopédia da música brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo, Art Editora, 2000.


Anastácia - Tem que mexer pra adoçar
1988 - CID

* 01. Tenho muito gás (Anastácia - Zezum)
* 02. Olha eu outra vez (Anastácia - Cyro)
* 03. Pra machucar (Anastácia - Liane)
* 04. Passa lá em casa (Anastácia - Renato Moreno)
* 05. Quero te dar vida (Anastácia - Zezum)
* 06. Beijo de mel (Anastácia - Domingos Nogueira)
* 07. Jogo de cintura (Anastácia - Jorge Mello)
* 08. Tem que mexer pra adoçar (Anastácia - Zezum)
* 09. Fricoteiro do amor (Anastácia - Domingos Nogueira)
* 10. Saudade roedeira (Anastácia - Renato Moreno)
* 11. Gosto de verdura (Anastácia - Liane)
* 12. Reforma agrária (Renato Moreno - Manoel Vicente)


creditos:www.forroemvinil.com


http://rapidshare.com/files/153794543/1988_-_Anast_cia_-_Tem_que_mexer_pra_ado_ar__Forr__em_vinil_.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentem!